Quando eu tinha uns 8/9 anos, meu pai assinava todos os dias o jornal Anotícia, e nessa época o jornal fez uma promoção que dava em toda edição, ou toda semana, não me lembro, partes de um atlas geográfico (aquele livro com mapas e outras informações sobre os países) para que os leitores completassem. Igualzinho esse aí do lado, numa espécie de parceria com a Folha de São Paulo. Reunidas as partes do livro, fizemos a encadernação.
Lembro que simplesmente achei fascinante aqueles mapas, os países que eu ouvia falar ainda criança, mas não conhecia detalhes como a localização, principais cidades, as características geográficas, enfim, todo o conteúdo de um bom atlas geográfico mundial.
Mas o que mais me chamou a atenção, aconteceu quando fui questionado pelo meu pai, que quis saber de mim, com o livro em mãos, qual era a capital dos Estados Unidos. Respondi a primeira cidade americana que veio na minha cabeça de criança. É lógico, oras bolas, só pode ser Nova York. Errado garoto! A capital dos Estados Unidos é Washington.
Fiquei pasmo... Como é que eu não sabia disso? Me intriguei, e de repente eu estava lendo as informações de todos os países. Sem nem perceber, em pouco tempo tinha decorado o nome de todas as capitais do mundo. Me divertia respondendo às perguntas dos meus familiares, que tentavam de todas as maneiras me pegar numa pergunta difícil.
Minha imaginação de criança ia longe, e nela eu estava participando de um programa de perguntas e respostas, talvez o grande sucesso da época "Show do Milhão", onde eu respondia corretamente Sarajevo, quando me peguntassem a capital da Bósnia e Herzegovina, ou Ulan Bator, quando a questão era sobre a capital da Mongólia. 1 milhão de reais em barras de ouro, que valem mais do que dinheiro! hehe
Aprendi muito com meu atlas, e tenho ele lá guardadinho até hoje. Claro que as capitais não estão mais todas na ponta da língua, mas ainda me recordo o suficiente para responder sobre os países mais conhecidos. E sobre a Bósnia e Herzegovina e a Mongólia, obviamente.

3 comentários:
agora tá explicado o pq vc sempre sabia td sobre os paises... foi apenas por causa de uma pergunta que vc ñ soube responder pro teu pai, ficou frustrado por ñ saber a capital dos E.U.A, e deu no q deu, hj é um nerd... afff hehehe
Sempre leio teus textos...estou gostando muito.Parabéns...e continue...Um abraço!!!
Flavia, não exagere... hehe
Obrigado dona Leonilda, fico feliz!
Postar um comentário