Dias atrás, li que o deputado Roberto Freire (PPS/SP) estava articulando com o PV a formação de um bloco parlamentar. Aquela história de juntar partidos pra ganhar força nas negociações. Repetindo as palavras do portal Último Segundo: “A expectativa do presidente nacional do PPS, Roberto Freire, é a de que será possível atrair o PV para a oposição”.
Mas peraí, eu entendi direito? O PV já não é oposição? Que eu saiba, e todo mundo também sabe, Marina Silva foi a candidata do partido a Presidência da República CONTRA o PT e a então candidata Dilma Rousseff. Defendiam diferentes propostas. Estavam em lados separados. Opostos. Oposição!
Porém, ahhh, esse porém... No meio dos verdes, e entre os verdes mais ilustres, está Zequinha Sarney (Maranhão). Pois é, o filho do excelentíssimo Presidente do Senado. E este fez corpo mole na campanha de Marina, pra não dizer que fez campanha a favor de Dilma. O tradicional melancia: verde por fora e vermelho por dentro.
Desta maneira, a história vai ficando mais clara. O PV, a exemplo do PMDB, se utiliza da divisão de seus filiados, uns governistas e outros oposicionistas, pra ficar do lado que lhe for mais conveniente. Zequinha Sarney estando do lado de Dilma, e sendo seu pai um fiel escudeiro da Presidenta, nada mais justo do que o partido fazer parte da base aliada e negociar uns carguinhos pra rapaziada verde.
Mas como se entende o seguinte: Marina Silva quer ser candidata de novo em 2014. Com que discurso?
Governista? Já teremos o de Dilma, a Presidente disputando a reeleição, a não ser que seja um grande fiasco, e Lula se auto-convoque para disputar no lugar dela pelo PT.
Oposicionista? Participando do governo? Vou te contar Dilma, com amigos assim, quem é que precisa de inimigos? Como diz o Datena, me ajuda aí, ôôô! Me ajuda aí, Marina!
Nas últimas eleições, 20 milhões de brasileiros fugiram da polarização PT/PSDB e confiaram no projeto de mudança do PV, apostando num estilo de fazer política ético e com olhar sobre as questões atuais. Desse jeito, buscado destacar sua candidata na oposição e mantendo um pé no governo, o PV mais parece um PMDB piorado.
Tá na hora do verde amadurecer e mostrar o que realmente quer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário