quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Existe partido comunista nos EUA?

Sim, existe. Na nação símbolo do capitalismo, odiada por todo e qualquer marxista do Universo, adversária da União Soviética durante a Guerra Fria, existe um partido comunista. É o CPUSA (Communist Party of USA), que, de acordo com informações da Wikipédia, foi muito influente no país durante a primeira metade do século XX, tendo desempenhado importante papel no movimento trabalhista estadunidense.

Claro que sofreu pressão por parte do governo americano, e foi perseguido durante o Macartismo (época em que houve uma espécie de "caça às bruxas" tendo como alvo os comunistas).

Mas o sentimento anti-comunismo é expressado na própria "Carta dos direitos dos Estados Unidos", dez primeiras emendas à constituição americana, onde proíbe-se o Governo Federal de privar qualquer pessoa da vida, liberdade ou propriedade, sem o devido processo legal.

Hoje, os camaradas da terra do Tio Sam vivem no ostracismo, sem eleger sequer um vereador (quem disse foi a Wikipedia). Porém, a crise econômica fez com que houvesse uma nova onda de crescimento do partido, que inclusive apoiou a eleição de Barack Obama. Dúvida: será que lá ganha-se cargos no governo em troca de apoio, igual aqui no Brasil?



Pra quem quer se filiar, ou melhor, quem quer ver o site deles, por sinal bem moderninho, segue o link:
http://www.cpusa.org/

Nenhum comentário: